Home / Noticias / Porto Alegre abre etapas regionais do Inovathon

Porto Alegre abre etapas regionais do Inovathon

Scania leva maratona de conhecimento em Logística para universitários em cinco cidades do Brasil e a oportunidade de conhecer a Suécia

 

Oito horas de desafio, inovação, troca de experiência e conhecimento. Assim começou em 5 de agosto, em Porto Alegre, a primeira etapa regional do Inovathon Logistics Challenge, competição entre universitários realizada pela Scania Latin America. O programa tem como objetivo aproximar o mundo acadêmico da realidade da indústria e colocar a Logística na agenda dos estudantes. “Trabalho em equipe, gestão de tempo e visão de sustentabilidade são os componentes chave desse desafio”, explica Patricia Acioli, responsável pela área de Comunicação da Scania Latin America.

Lançada em 2016, a iniciativa ganhou um novo formato para a sua segunda edição, com etapas regionais que vão selecionar os estudantes que seguem para a fase final, realizada em 24 horas (de 30 de setembro a 1º de outubro), em local ainda a ser anunciado. “No ano em que comemoramos 60 anos de presença no país, queremos mostrar que onde tem Brasil, tem Scania, e onde tem Scania, terá Inovathon em 2017”, explica Patrícia. “Depois de Porto Alegre, será a vez de Fortaleza (CE) e na sequência Brasília (DF), Manaus (AM) e São Bernardo do Campo (SP). A cidade da final ainda é surpresa. Com isso, serão seis eventos em uma única competição. Uma maratona logística também para a Scania”, completa.

Em Porto Alegre, o evento aconteceu na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Os universitários inscritos em toda região Sul passaram por uma maratona de desafios cronometrados no relógio. “Tivemos avaliação teórica e prática, mas o principal é fazer todos pensarem na eliminação de desperdício, em melhorias, na sustentabilidade financeira e ambiental, tudo isso por meio da logística”, diz Patrícia.

De acordo com a dinâmica, os 25 melhores classificados seguem na disputa divididos em grupos e, em equipe, precisam criar um projeto inovador que solucione uma problemática logística, a ser apresentada pela Scania no dia do desafio. Aquele que tiver a melhor resposta para o problema dará a chance, para um dos grupos, de ir à final e competir pelo grande prêmio: uma viagem de inovação pela Suécia. A avaliação dos trabalhos é feita por banca de professores e especialistas em Logística.

Ao término das etapas regionais, será divulgada a cidade onde acontece a final, que mantém o formato de 24 horas de maratona, com direito a aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática dentro de um ambiente real de uma empresa.

 

SOBRE A SCANIA

A Scania é referência mundial em soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes estamos conduzindo uma mudança para um sistema de transporte sustentável. Em 2016, entregamos 73.100 caminhões e 8.300 ônibus, bem como 7.800 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida totalizou quase 104 bilhões de coroas suecas, das quais cerca de 20 por cento corresponderam a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega aproximadamente 46.000 colaboradores. A área de Pesquisa e o Desenvolvimento está concentrada na Suécia, com atividades no Brasil e na Índia. A produção acontece nas fábricas da Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurasia. A Scania faz parte do grupo Volkswagen Truck & Bus GmbH.

SCANIA 60 ANOS – Em 2017, a Scania comemora 60 anos no Brasil marcada por uma trajetória sólida que dispõe de uma engenharia de ponta, qualidade dos produtos, força da rede de concessionárias e foco na necessidade do cliente. Ao desembarcar no país, no final dos anos de 1950, foi constituída como Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores Diesel – e se instalou no bairro do Ipiranga, sendo a primeira subsidiária da marca fora da Suécia. Em 1962, inaugurou sua fábrica em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.

 

Check Also

Agritech apresenta linha completa de tratores até 85 cv na Expointer

Com modelos especialmente desenvolvidos para agricultura familiar, a empresa leva tecnologia para o campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *