Home / Destaque / Kuhn apresenta inovação com plantadora pneumática no adubo

Kuhn apresenta inovação com plantadora pneumática no adubo

Empresa faz lançamento na Expodireto, em Não-Me-Toque, de implemento inovador no mercado nacional com apenas 3,2m de largura de transporte, buscando afirmar sua posição como referência em plantio
Conseguir inovar em plantio é algo que se busca já faz alguns anos. Porém, até então, nada se modifica, a não ser alguns detalhes em cada produto lançado na última década. Com a colaboração de engenheiros brasileiros, franceses, alemães e norte-americanos, a Kuhn do Brasil apresenta na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS, de 6 a 11 de março, sua nova plantadora para culturas de verão: a Versa AirFlow.

Quem parar em frente ao equipamento logo perceberá que, realmente, há muitas diferenças em relação às demais plantadoras disponíveis no mercado. Uma carreta com adubo, seguida de uma caixa central e linhas de plantio que se erguem não se parecem com os implementos empregados para a mesma tarefa de plantar soja, milho, feijão, algodão, entre outras culturas caracterizadas como grãos grossos. “Investimos para lançar algo que seja inovador de verdade, que traga vantagens expressivas para o agricultor, pois o processo de plantar é o mais importante numa lavoura. A colheita começa com um bom plantio”, afirma o gerente de Marketing e Rede da Kuhn do Brasil, Jaques Hickmann.

A Versa AirFlow é a primeira plantadora do Brasil com adubo pneumático, gerando a maior precisão do mercado, uniformidade de germinação e incorporação de adubo no solo, além de também ser a única plantadora sem distribuidor de adubo linha a linha. “São dois rotores centrais de distribuição de adubo, abastecidos por uma carreta com 4,4 mil litros de capacidade. Esse sistema de distribuição da empresa alemã Rauch é inovador no Brasil, porém consolidado a mais de 10 anos na Europa, gerando garantia de precisão”, frisa o gerente de Engenharia da Kuhn do Brasil, Diogo Serro.

Segundo ele, duas turbinas geram uma pressão positiva que empurram o adubo até as duas centrais de distribuição, que organizam o fluxo do material para cada linha garantindo a medida certa até o sulco de plantio. Por chegar na terra com pressão positiva, o adubo se posiciona de maneira ideal no solo, além de se incorporar a terra evitando danos a semente. “Isso tudo garante maior homogeneidade ao plantio, gerando uma melhor absorção dos nutrientes pela semente e, consequentemente, uma germinação por igual”, destaca o gerente de Engenharia.

Só 3,2 metros de largura no rodado de transporte
Com a ampliação do número de linhas nos últimos anos, um problema recorrente é o transporte das plantadoras. Para solucionar essa situação a Kuhn desenvolveu o sistema Wing. Como duas asas que se levantam, o implemento de até 10 metros de área de trabalho, fica com apenas 3,2 metros de largura no rodado de transporte e 4,8 metros de largura total para locomoção. “Trouxemos a experiência nesse modelo de mecanismo e estamos disponibilizando aos agricultores para que aproveitem, pois em menos de um minuto se consegue colocar em modo de trabalho ou transporte”, comemora Serro. A plantadora tem de 16 a 22 linhas de plantio, com espaçamento de 45cm ou 50cm.

Para a distribuição de semente também há inovação. Com o novo distribuidor Precision Planting de segunda geração, o VSet 2, integrado a uma nova linha de plantio Kuhn e pantógrafos com 45 cm de flutuação no adubo e na semente, é possível ter uma deposição ideal da semente no sulco, além de não haver falhas e nem sementes duplas. O VSet 2 foi desenvolvido especificamente para plantio direto no Brasil, prevenindo entrada de poeira, palha e sujeira em geral, sendo atualmente o que há de melhor em distribuição de sementes no mercado.

Agricultura de precisão de verdade: taxa variável e desligamento linha a linha

Com a profissionalização cada vez maior do setor primário, se busca diminuir custos e aumentar a rentabilidade. Para isso, a agricultura de precisão tem papel fundamental. Na Versa AirFlow é possível variar a quantidade de aplicação do adubo e da semente, pois a plantadora vem equipada sistema que permite interpretar o mapa da lavoura e seguir recomendações agronômicas. “É preciso plantar corretamente e não desperdiçar insumos, por isso a Versa é recomendada para o agricultor que coloca as contas na ponta do lápis, que busca melhorar ano a ano e produzir mais com menos, ou seja, que quer ser diferente, inovar”, ressalta Hickmann. Para arremates precisos, o lançamento da Kuhn tem corte da semente linha a linha e por seção no adubo. Também conta com monitoramento das linhas no adubo e na semente, evitando desperdício.

 

PG PRIME: PLANTIO PERFEITO EM LAVOURAS INCLINADAS E COM CURVA DE NÍVEL.
Além da Versa Airflow, a KUHN apresenta ao mercado a PG PRIME, uma plantadora pneumática para grão grosso. Com a diminuição da janela de plantio e investimento em cultivares cada vez mais produtivas, o produtor rural conta com este implemento que oferece um conjunto totalmente equilibrado, do corte da palha até a deposição das sementes. Disponível para o produtor com 11, 13, 15 e 17 linhas, a PG PRIME conta com reservatórios pressurizados para alimentação constante das linhas de plantio. O agricultor poderá obter um excelente estande de plantio com os dosadores pneumáticos Precision Planting Vset 2, que proporcionam excelente distribuição de sementes.

Check Also

New Holland é reconhecida com dois prêmios da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE, na sigla em inglês) selecionou os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.