Home / ForestWorld / INFLOR Forest, na plataforma SAP, otimiza a operação e a gestão na Forestal Bosques del Plata

INFLOR Forest, na plataforma SAP, otimiza a operação e a gestão na Forestal Bosques del Plata

A empresa do Grupo CMPC passou a utilizar o sistema da INFLOR

Situada na província de Missiones, na Argentina, a Bosques del Plata (BdP) é uma empresa do setor florestal que faz parte do Grupo CMPC, uma das líderes latino-americanas na produção e comercialização de produtos florestais, celulose, papéis e produtos “tissue”.

A partir do mês de agosto, a BdP passou a utilizar o INFLOR Forest, sistema integrado de gestão de operações e suporte à decisão, desenvolvido pela INFLOR na plataforma SAP, que permite maior planejamento e controle das atividades da cadeia completa de produção florestal.

As atividades da empresa envolvem pesquisa e evolução de materiais genéticos de pinus, produção de mudas e sementes, plantio e manejo de florestas para serrarias, empresas de laminação e produção de celulose, entre outras. A implantação do projeto teve duração de onze meses e a empresa já opera com a nova solução deste outubro deste ano.

O gerente de projetos da INFLOR, Antonio Tatagiba, salientou que um dos principais desafios da equipe nesse projeto foi entender o modelo contábil e de custos utilizado na Argentina para propor a melhor solução. “Nosso objetivo era reduzir o tempo entre a execução das operações e a introdução das informações no sistema”, explica ele, acrescentando que as soluções da INFLOR já são amplamente utilizadas na maioria das principais empresas do setor florestal da América Latina.

A implantação da solução INFLOR Forest na BdP contemplou os processos de Gestão Patrimonial, Produção de Madeira, Logística, Vendas e Gestão de Ativo Biológico.

20160816_090842Diariamente, são registradas cerca de 120 viagens de transporte de madeira em um módulo off-line, gerando informações que posteriormente são atualizadas no sistema, automatizando o controle de venda de madeira e aumentando a confiança nas informações geradas em campo, além de proporcionar maior integração entre os dados planejados e realizados.  Com o sistema, o processo de pagamento dos serviços de colheita, passou a ser realizado em menos de 5 minutos.

As atividades realizadas nas áreas refletem automaticamente nos valores dos ativos biológicos, permitindo toda a rastreabilidade de custos e suas classificações. Este processo de custeio, mais ágil e flexível, permite executar diferentes critérios de rateio e automação da exaustão dos ativos com base no volume retirado da floresta.

Como a solução INFLOR Forest é integralmente desenvolvida na plataforma SAP, fica assegurado pelo ERP toda governança e controle dos processos.

Federico Camblong, chefe administrativo da BDP, destaca que: “Para BDP incorporar INFLOR Forest a la operación diaria de la empresa, fue un salto tecnológico en materia de calidad y oportunidad de información. Entendemos que la calidad de la informacion es fundamental para crecer en un mundo cada vez mas competitivo y con lo sistema tenemos la seguridad de hacerlo. Al tener todo el proceso avalado por SAP, sabemos que estamos respaldados por una compañía de clase mundial, que continuamente evoluciona para mejorar los procesos tanto administrativos como operativos. Quiero agradecer a todo el equipo de implementación de INFLOR por la dedicación hacia el equipo de CMPC para lograr el objetivo y esperamos que sigamos trabajando en conjunto para los desafíos futuros”.

O gerente geral da BdP, Sergio Alvarez, comenta que: “Después de implementar SAP en el 2008 en nuestros procesos administrativos vimos la necesidad de tener trazabilidad con la información proveniente de las operaciones forestales, pasando a ser ésta una de nuestras mayores prioridades para la gestión del negocio de la empresa. Después de conocer varios sistemas de clase mundial, encontramos en INFLOR Forest una solución adecuada a nuestras necesidades que trabaja totalmente integrada con SAP. CMPC encontró en este sistema una solución que además le permitirá integrar la información forestal de todas sus filiales.”

Como próximos passos, INFLOR e CMPC discutem o plano de trabalho para implantação da solução INFLOR Forest nas outras empresas do grupo, garantindo total sinergia de processos e de informações através de uma única solução corporativa global.

Sobre a BdP 

Forestal Bosques del Plata es parte del Grupo de Empresas CMPC S.A. “Compañía Manufacturera de Papeles y Cartones”, una de las empresas líderes de Latinoamérica en la producción y comercialización de productos forestales, celulosa, papeles, productos tissue y productos de papel. Actualmente CMPC tiene operaciones en 8 países: Chile (Casa matriz), Brasil, Argentina, Uruguay, México, Colombia, Perú y Ecuador y sus productos son vendidos a más de 55 países.

SAP é a marca ou marca registrada da SAP AG na Alemanha e em vários outros países

 

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.