Home / Destaque / Nova gestão da Mahindra prevê ampliar produção de tratores em Dois Irmãos

Nova gestão da Mahindra prevê ampliar produção de tratores em Dois Irmãos

 

Operação brasileira da marca fabricará novos modelos, contratará mais funcionários e projeta ficar entre as três maiores no prazo de cinco anos

 

Jak Torreta Junior, Diretor Geral de Operações Mahindra Brasil e Mani Iyer, CEO da Mahindra Estados Unidos.
Jak Torreta Junior, Diretor Geral de Operações Mahindra Brasil e Mani Iyer, CEO da Mahindra Estados Unidos.

O grupo Mahindra assume as operações da fábrica de tratores da marca em Dois Irmãos com planos de dobrar a produção e o número de funcionários em até três anos. A indústria, em funcionamento desde 2013, tem capacidade instalada para 1,2 mil unidades por ano e emprega 25 pessoas.

Dentro do planejamento de expansão no país, a rede de concessionárias deve chegar a 100 pontos de venda no prazo de cinco anos, previstos para os estados do Sul e regiões de São Paulo e Minas Gerais. Atualmente são 11 revendedores, número que deve dobrar ao longo de 2017.

Além de aumentar o volume de produção, também será ampliado o portfólio de tratores. Na linha de montagem, de onde saem três modelos (séries 9200, 8000 e 4530), em breve serão seis na faixa de potência de 25 a 100 cv.

Com a nova gestão, a operação brasileira da marca, que era administrada pelo grupo chileno Bramont, passa agora a se reportar a Mahindra nos Estados Unidos.

– Vamos investir fortemente aqui no Brasil. Um dos principais pilares da Mahindra é ser parceiro do ecossistema do país para crescermos juntos – afirma Mani Iyer, CEO da Mahindra EUA, que veio ao estado para conhecer a unidade e a equipe de funcionários em Dois Irmãos.

A empresa não divulga os valores que pretende investir porque informa estar finalizando o planejamento da operação.

– Como chegamos em um momento de crise, vamos fazer tudo passo a passo. Vamos avançando conforme sentirmos a reação do mercado. Estamos crescendo e temos a oportunidade de atrair o consumidor através do valor do produto, que tem boas características em termos técnicos, como a robustez dos tratores – diz Jak Torretta Junior, Diretor-Geral de Operações da Mahindra Brasil, lembrando que o mercado está com vendas 30% abaixo das de 2015.

Enquanto finaliza os planos para os próximos anos, a Mahindra prepara modernizações na fábrica de Dois Irmãos. Ajustes na linha de montagem vão fazer a capacidade produtiva crescer 25%, chegando a 1,5 mil unidades por ano. Esse é o limite do prédio industrial onde funciona. A partir daí, terá de buscar novas instalações.

– Ainda não temos nada previsto, mas pretendemos ficar no Rio Grande do Sul porque é o nosso grande mercado para essa faixa de potência – afirma Jak.

No prazo de um ano a empresa projeta passar da sexta para a quinta posição no mercado nacional de tratores, que tem vendas anuais em torno de 30 mil unidades. Em cinco anos, pretende chegar ao pódio e ficar no grupo dos três primeiros. É assim na Índia, na China e nos Estados Unidos.

– Temos grandes planos para o Brasil. Não há razão para não estarmos entre os três maiores do país, assim como somos os três maiores nesses mercados – projeta Mani Iyer.

Originária da Índia, a Mahindra é a maior fabricante de tratores do mundo, com produção anual em torno de 200 mil unidades. O conglomerado tem 140 negócios diferentes em todo o mundo. Entre 85% e 90% da receita global vem das 10 principais atividades, como automóveis, máquinas agrícolas, financeiro e sistemas de tecnologia. A empresa começou em 1945 montando na Índia o Jeep Willys. Na década de 1960, o grupo ingressou no segmento agrícola em parceria com uma empresa americana. Em 1978, passou a fabricar uma linha própria para a agricultura.

 

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.