Home / Destaque / Simpósio sobre inovações no setor sucroenergético será realizado em dezembro em Piracicaba

Simpósio sobre inovações no setor sucroenergético será realizado em dezembro em Piracicaba

banner-site-600x300-com-patrocinadores

O evento, que irá abordar desde custos até práticas na usina e no campo, é resultado de uma parceria entre Pecege, Apla e GELQ 2017

 

 

O Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e GELQ (Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz”) 2017 promovem nos dias 15 e 16 de dezembro o simpósio “Inovações no Setor Sucroenergético: Agrícola, Industria e Custos”. O foco do evento é apresentar problemas contemporâneos do setor, fomentar discussões e apresentar soluções, além de apresentar o levantamento de custos de produção da Agrícola e Indústria, realizado exclusivamente pelo Pecege em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) há oito anos.

“Depois de cinco safras seguidas de crise, a temporada 2015/16 apresentou sinais de recuperação da margem econômica das usinas. Isso em razão da melhora dos preços dos produtos, principalmente do açúcar, e não necessariamente de uma redução de custos”, diz Haroldo Torres, gestor de Projetos de Pesquisas do Pecege e palestrante do evento.

Além dessas discussões econômicas, a edição deste ano traz palestras que irão abordar inovações tecnológicas para o setor. Destaque para as palestras “Cana Energia, a Revolução Possível” com Sizuo Matsuoka, marcada para o primeiro dia, “Biodigestão dos resíduos da cadeia sucroenergética: Eficiência, Redução e Ganhos Ambientais”, com o empreendedor Alessandro Gardemann, agendada para o dia 16 de Dezembro, e “Uma visão geral da maior usina do estado da Flórida, a US SUGAR”, com a palestrante Rosa Muchovej, chefe do departamento de solos do grupo.

O evento será realizado no Parque Tecnológico de Piracicaba, que fica na rua Cezira Giovanoni Moretti, nº 600, Jardim Santa Rosa, em Piracicaba (SP), das 7h30 às 19h. Vale destacar que os debates e palestras poderão ser assistidos presencialmente em Piracicaba ou pela plataforma online. As inscrições antecipadas têm desconto e devem ser feitas pelo site http://www.pecege.org.br/eventos/inovacoes-no-setor-sucroenergetico

O evento também será transmitido online com tradução simultânea, podendo ser assistido no Brasil todo e no exterior até 45 dias após sua realização.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, açúcar e etanol. A colheita da safra 2015/16 foi estimada em 655,2 milhões de toneladas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o que representa um aumento de 3,2% em relação ao ciclo 2014/2015.

Evento

Inovações no setor Sucroenergético: Agrícola, Indústria e Custos

Data: 15 e 16 de Dezembro

Horário: 7h30 às 19h

Local: Parque Tecnológico Piracicaba – R. Cezira Giovanoni Moretti, nº 600 – Jardim Santa Rosa – Piracicaba – SP
Inscrições em http://www.pecege.org.br/eventos/inovacoes-no-setor-sucroenergetico

 

O Pecege

O Pecege surgiu como um grupo de extensão da ESALQ/USP focado no gerenciamento dos MBAs ESALQ/USP. Atualmente é uma associação que engloba instituições e projetos com o objetivo de inovar na transmissão e disseminação do conhecimento. Propõe-se também a identificar necessidades e apresentar ferramentas e possíveis soluções para as grandes áreas que movimentam a economia e a sociedade. Em Projetos de Pesquisa, o Pecege destaca-se com o Levantamento de Custos do Setor Sucroenergético, em parceria com a CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Mais informações em: pecege.org.br.

 

O GELQ

O GELQ (Grupo de estudos “Luiz de Queiroz”) é uma associação sem fins lucrativos, que existe desde a década de 70, com o objetivo de fomentar o enriquecimento pessoal e profissional dos alunos e a difusão de conhecimentos para a comunidade interessada através de atividades realizadas pelo grupo, como visitas às empresas do ramo agropecuário, cooperativas, produtores, universidades e instituições de pesquisa.  Formado pelos alunos do 4°ano da ESALQ/USP, o GELQ 2017 tem feito eventos de diversas áreas pelo Brasil todo. Mais informações em: gelq.com.br.

 

 

O Apla

O Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) é uma iniciativa que engloba agentes da cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar com o objetivo de fomentar a interação entre seus integrantes de forma organizada e estruturada, criando oportunidades para agregar valor ao longo da cadeia produtiva em âmbitos nacional e internacional.

 

Check Also

YANMAR apresenta novo trator Solis 105 no Show Rural Coopavel 2024

Além da novidade, a marca reúne em seu estande diferentes equipamentos para atender por completo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.