Home / Destaque / Trator movido a biometano foi atração na Expointer 2016

Trator movido a biometano foi atração na Expointer 2016

 

T6.140 garante até 40% de economia em relação aos modelos que utilizam diesel; desenvolvimento do produto faz parte da estratégia Clean Energy Leader da New Holland

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Produtor do Rio Grande do Sul é o primeiro a conhecer o trator no país

 

 

Reduzir custo com combustível, mantendo o mesmo desempenho operacional e utilizando energia limpa. Os produtores que buscam essa realidade podem encontrá-la no T6.140, trator movido a biometano que foi apresentado na Expointer 2016, em Esteio (RS), no estande da New Holland. A linha do T6 atende todos os tipos de culturas, em diversas operações na propriedade, o que mostra o grande potencial desse novo modelo no mercado.

 

Além da potência tradicional da linha, o protótipo emite 80% menos CO2 do que com combustível fóssil, a um preço acessível e aproveitando o crescente acesso à biocombustível. “Trouxemos para a Expointer uma revolução na forma de produzir no campo, respeitando o meio ambiente, reduzindo custos e sem mudança operacional para o produtor”, afirma o vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessandro Maritano.

 

O T6.140 tem capacidade de armazenar 300 litros de metano comprimido. “Essa quantidade dá uma autonomia de cinco a seis horas de trabalho ininterrupto, além de uma economia que varia em até 40% em relação ao custo do diesel”, explica o gerente de Marketing de Produto, Nilson Righi.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Energia Limpa

Nos últimos dez anos, a New Holland vem trabalhando a sua estratégia de Líder em Energia Limpa, na qual um dos projetos é a fazenda autossustentável na Itália. Chamada La Bellotta, ela tem cerca de 400 hectares, e é modelo em agricultura sustentável. O trator movido a metano esteve em teste nessa fazenda e o seu protótipo já percorreu outras propriedades rurais na Europa.

 

Para o caso específico da La Bellotta, o trator pôde gerar 50% de economia em comparação com um trator a diesel. A fazenda é o centro de pesquisas para novas tecnologias de motorização como os Tier 3A, 3B, 4A e 4B. A nova geração de tratores menos poluentes está sendo implantada na Europa e nos Estados Unidos e, agora, no Brasil.

 

T6.140 em uso no Brasilwp_20160830_007

Após a Expointer, o T6.140 foi levado para Foz do Iguaçu (PR). A New Holland, em parceria com a Itaipu Binacional, fará os primeiros testes do trator no país em propriedades da região. A Itaipu, inclusive, já instalou biodigestores nessas áreas para os testes com biogás.

De acordo com o superintendente de Energias wp_20160830_008Renováveis da Itaipu Binacional, Herlon
Goelzer de Almeida, o trator movido a biometano é mais um importante passo na busca por competitividade no agronegócio brasileiro. “Com a produção do biogás, o produtor terá capacidade de se tornar mais independente na geração das energias necessárias no seu processo produtivo, em especial veicular, neste caso alimentando o seu trator, tornando-se autossuficiente e barateando seu custo produtivo”, afirma Almeida.

 

Outras atrações na Expointer 2016

O Rio Grande do Sul é um dos principais mercados da New Holland. O estado está ligado com a origem e o desenvolvimento da marca no Brasil, e é responsável pela evolução das novas tecnologias devido à experiência do produtor e à diversificação de suas lavouras. “Estamos otimistas com os negócios que realizaremos e mais ainda com a recepção do produtor às novidades que a New Holland está trazendo. A Expointer é o termômetro de como será a aceitação dos produtos da marca no país”, conta Maritano.

 

Além de apresentar o trator movido a biometano, a marca teve outras atrações na feira, como o pulverizador SP2500 Premium, que mantém a aplicação constante, independentemente do terreno; a colheitadeira CR5.85, com sistema de mesa autonivelante; a colheitadeira CR8090, classe 8, que garante segurança ao realizar a descarga em movimento; e uma linha completa de tratores para as diversas culturas, com destaque para o TT e TL com nova cabine.

 

Check Also

New Holland é reconhecida com dois prêmios da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE, na sigla em inglês) selecionou os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.