Home / Noticias / Crédito: ABIMAQ tem pleito atendido

Crédito: ABIMAQ tem pleito atendido

 

Portaria publicada pelo Ministério da Fazenda no dia 01 de julho, no Diário Oficial da União, autoriza a  tomada de créditos previstos no Plano Safra 2016/17

 

Com apoio da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (PFMAQ) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a ABIMAQ conseguiu obter, junto ao Ministério da Fazenda, a agilização da edição de portarias que autorizam a equalização de taxas de juros aplicadas sobre os programas de custeio e investimento previstos no Plano Safra, como MODERFROTA (Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras), MODERINFRA (Programa de Incentivo à Irrigação e à Produção em Ambiente Protegido) e PRODECOOP (Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária), entre outros.

 

João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, ressalta que foram decisivas as contribuições de Neri Geller e Wilson Vaz de Araújo, respectivamente, secretário de Política Agrícola e coordenador-geral de Crédito Rural do MAPA, enfatizando a importância da operacionalização imediata dos financiamentos de custeio e investimento previstos no Plano Safra.

 

O diretor de Assuntos Tributários, Relações Trabalhistas e Financiamentos, Hiroyuki Sato, explica que a entidade desenvolveu essa ação porque os investimentos na área rural são de natureza sazonal, ou seja, há um momento certo para compra de máquinas e implementos, assim como há para o plantio ou a colheita.

 

Para o presidente da FPMAQ, Jerônimo Goergen, a decisão era bastante aguardada pelos agricultores e fornecedores de maquinaria e insumos. “Sem essas portarias, não tem como operacionalizar os recursos. Agora, os produtores podem se dirigir aos bancos e acessar as linhas disponíveis que giram a engrenagem do agronegócio”, destaca.

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.