Home / Noticias / Crédito: ABIMAQ tem pleito atendido

Crédito: ABIMAQ tem pleito atendido

 

Portaria publicada pelo Ministério da Fazenda no dia 01 de julho, no Diário Oficial da União, autoriza a  tomada de créditos previstos no Plano Safra 2016/17

 

Com apoio da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (PFMAQ) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a ABIMAQ conseguiu obter, junto ao Ministério da Fazenda, a agilização da edição de portarias que autorizam a equalização de taxas de juros aplicadas sobre os programas de custeio e investimento previstos no Plano Safra, como MODERFROTA (Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras), MODERINFRA (Programa de Incentivo à Irrigação e à Produção em Ambiente Protegido) e PRODECOOP (Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária), entre outros.

 

João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, ressalta que foram decisivas as contribuições de Neri Geller e Wilson Vaz de Araújo, respectivamente, secretário de Política Agrícola e coordenador-geral de Crédito Rural do MAPA, enfatizando a importância da operacionalização imediata dos financiamentos de custeio e investimento previstos no Plano Safra.

 

O diretor de Assuntos Tributários, Relações Trabalhistas e Financiamentos, Hiroyuki Sato, explica que a entidade desenvolveu essa ação porque os investimentos na área rural são de natureza sazonal, ou seja, há um momento certo para compra de máquinas e implementos, assim como há para o plantio ou a colheita.

 

Para o presidente da FPMAQ, Jerônimo Goergen, a decisão era bastante aguardada pelos agricultores e fornecedores de maquinaria e insumos. “Sem essas portarias, não tem como operacionalizar os recursos. Agora, os produtores podem se dirigir aos bancos e acessar as linhas disponíveis que giram a engrenagem do agronegócio”, destaca.

Check Also

Cooperados da Cooxupé preparam lavoura para safra cafeeira de 2018

Cafeicultores participaram da campanha Café com Lucro tradicionalmente realizada pela cooperativa em setembro Os cooperados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *