Home / Noticias / Programa Cooperativo de Mecanização e Automação Florestal

Programa Cooperativo de Mecanização e Automação Florestal

saulo-site-nempa
Prof. Saulo Guerra vai liderar Programa Cooperativo de Mecanização e Automação Florestal
 

Professor Wilcken é eleito vice-diretor executivo do IPEF

No dia 28 de abril, na sede da Eldorado Brasil em São Paulo (SP), aconteceu a 48ª Assembleia Geral Ordinária do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). Realizada anualmente, a Assembleia tem, entre outros objetivos, apresentar os resultados no ano anterior e definir a sequência dos rumos das pesquisas e ações administrativas do Instituto.

Durante a Assembleia foi eleita a nova diretoria do IPEF. Para a vice-diretoria executiva, foi escolhido o professor Carlos Frederico Wilcken, engenheiro agrônomo e vice-diretor da FCA/UNESP. O docente já foi diretor da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) e, atualmente, é líder científico do Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF), do IPEF.

Após 12 anos de dedicação ao Instituto, o prof. Luiz Ernesto George Barrichelo deixa o cargo de diretor, assumindo em seu lugar, o prof. José Otávio Brito, engenheiro florestal e professor Titular aposentado da Esalq/USP, onde atuou como docente desde 1977. Tem oferecido diversas contribuições e orientações para órgãos e entidades públicas e privadas, no Brasil e no exterior. Consta do seu currículo a realização de pós-doutorados e atuações como professor visitante em universidades na França e Inglaterra. Possui mais 200 referências de publicações técnico científicas. No campo administrativo, foi ex-prefeito do Campus Luiz de Queiroz-USP e, junto ao IPEF, atuou como diretor científico, de 1998 à 2002.

Destaques

Durante a assembleia do IPEF foram apresentados os principais destaques do Relatório Anual de 2015, e também os resultados administrativos e financeiros daquele ano. Na ocasião, também foram tratados detalhes referentes a mudança definitiva da sede do IPEF, que até então estava localizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). O Instituto agora passa a ter toda sua estrutura no bairro Monte Alegre, nas cercanias da Esalq, mantendo a Biblioteca “Prof. Helládio do Amaral Mello”, no campus.

Também durante a Assembleia, foram aprovadas as indicações dos novos líderes científicos do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) e do Programa Cooperativo sobre Produtividade Potencial do Pinus no Brasil (PPPIB), respectivamente, o prof. Saulo Philipe Sebastião Guerra (FCA/Unesp) e prof. Mauro Valdir Schumacher (UFSM).

Foram também eleitos os dois novos representantes da área de pesquisa florestal para integrarem o Conselho Deliberativo do IPEF, sendo eles, o prof. Mauro Valdir Schumacher (UFSM) e o prof. Silvio Frosini de Barros Ferraz (Esalq/USP).

Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.