Home / Destaque / Primeira fábrica da New Holland no Brasil comemora 40 anos

Primeira fábrica da New Holland no Brasil comemora 40 anos

Planta de Curitiba é uma das mais completas do mundo e produz atualmente três modelos de colheitadeiras e 12 modelos de tratores

 A New Holland celebra 40 anos da sua fábrica Curitiba (PR), considerada uma das mais completas do mundo do setor por produzir tratores, colheitadeiras e componentes em uma mesma planta. Além da eficiência produtiva, a unidade carrega a responsabilidade de ser sustentável, contribuindo com a biodiversidade local por meio de melhorias de máquina, equipamentos, processos e treinamentos.

Nestes 40 anos, muitas evoluções e novas tecnologias foram sendo incorporadas no processo industrial para atender ao produtor. Hoje são fabricados três modelos de colheitadeiras e 12 modelos de tratores no Paraná. “Celebrar quatro décadas confirma que a nossa parceria com o agricultor está no caminho certo”, comenta Alessandro Maritano, vice-presidente da New Holland para a América Latina. “Juntos, ajudamos o campo brasileiro a ficar mais moderno e produtivo, com o apoio de máquinas avançadas e de alto rendimento, colaborando diretamente para o avanço da sociedade”, completa o executivo.

Segundo ele, desde o início, todos os produtos da marca passam por um criterioso sistema de qualidade com testes em campo. “Temos o compromisso com o produtor brasileiro de entregar máquinas que ofereçam aumento de produtividade com custos mais baixos”, garante o vice-presidente.

As perdas no campo na hora da colheita chegavam a 10% ou até 12%, antes da vinda da New Holland ao Brasil. Com as máquinas produzidas em Curitiba, criou-se um novo patamar, reduzindo as perdas para 6% nos anos 70 e depois para aproximadamente 3% na década seguinte. Hoje, são inferiores a 1%, chegando a apenas 0,5%. “O Brasil é o grande provedor de alimentos para o mundo e seus campos férteis demandam soluções e inovações em tecnologia, e nós temos a expertise para este desafio”, conclui Maritano.

Como parte da comemoração dos 40 anos, a New Holland lança duas publicações. Uma delas, intitulada “New Holland Agriculture – 40 anos – Ontem, Hoje e Sempre: Quatro décadas da fábrica de Curitiba”, é uma narração da história da marca no Brasil; e em “Agricultura brasileira: produzindo alimentos para o mundo”, relata-se a história da agricultura no Brasil.

40-anos

Um pouco da história

Há 40 anos, um grande número de empresas começou a se instalar na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), bairro onde se concentram grandes indústrias da capital do estado do Paraná. Na época, a New Holland percebeu o avanço que o Brasil seguia na mecanização agrícola e apostou na inauguração da sua fábrica mais próxima dos agricultores. Em 25 de outubro de 1975, ela se tornou a primeira empresa a aderir ao projeto herdado pelo prefeito da cidade, Jaime Lerner.

Até então a New Holland importava suas colheitadeiras amarelas da Bélgica. As máquinas europeias que chegavam a Curitiba eram adaptadas para o solo brasileiro e começavam a garantir produtividade nas lavouras do país.

Em 1976, a fábrica produziu a primeira colheitadeira com componentes de fabricação nacional – por esse motivo chamada de Nacionalíssima. Desde então, a marca passou a incluir seus produtos nos sistemas de financiamento público. No final da década de 1980 a fábrica começou a produção de tratores.

Foi a New Holland, no início dos anos 2000, junto com o Banco CNH Industrial, que apresentou ao governo federal o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras, do BNDES (Moderfrota), inspirado no modelo italiano de subsídio, e para o governo estadual, mais tarde, o programa Trator Solidário.

Check Also

New Holland lança no Show Rural Coopavel nova linha de plantadeiras leves e semeadeiras

Marca também apresenta na feira, que vai de 5 a 9 de fevereiro, em Cascavel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.