Home / Destaque / JCB aposta no mercado de biomassa em 2015

JCB aposta no mercado de biomassa em 2015

Durante a 22º Agrishow, a empresa apresenta soluções em manipulação de materiais para todo o ciclo de operação do setor de usinas produtoras de biomassa. As máquinas atuam na movimentação, empilhamento e transporte de fardos de palha de cana-de-açúcar

O investimento em energias renováveis é uma alternativa crescente para suprir a demanda de energia da população brasileira. De acordo com o relatório Tendências Globais em Investimentos e Energias Renováveis, divulgado em março pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Brasil alcançou o sétimo lugar na lista dos países que mais investiram em energias limpas no mundo no ano de 2014, chegando a US$ 7,6 bilhões.

Esse cenário configura uma tendência de crescimento do mercado de energias limpas, abrindo espaço para empresas desenvolverem alternativas rentáveis para o segmento. É o caso da JCB, líder mundial em vendas de manipuladores telescópicos e única fabricante da máquina no Brasil, que está investindo em soluções para o setor de biocombustíveis, por meio das diferentes aplicações do manipulador telescópico – uma das máquinas que estará em exposição durante a 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow.

De acordo com Michael Steenmeijer, gerente nacional de vendas da divisão agrícola da JCB, a produção sustentável de biomassa está em expansão e é um caminho sem volta. “Usinas localizadas em regiões como Centro-sul e Centro-Oeste vem investindo na produção de biomassa, onde já conseguimos comprovar que nossas máquinas atendem perfeitamente às demandas do setor, oferecendo uma solução eficiente e econômica na manipulação de materiais”. Steenmeijer afirma que nesses casos, por exemplo, os manipuladores trabalham na movimentação dos fardos de palha de cana que terão basicamente duas finalidades: a cogeração de energia e produção de etanol 2G.

A versatilidade confere à máquina grande potencial para o mercado de produção de biomassa, segundo o gerente nacional de vendas. “Como oferece maior altura de elevação e mais produtividade no deslocamento de materiais, o manipulador substitui de forma adequada outros equipamentos que atualmente são adaptados para utilização nas operações – como carregadeiras de cana, tratores acoplados com pás carregadeiras – e que não são ideais para o trabalho desempenhado”, explica. As aplicações vão desde a manipulação dos fardos de palha de cana – empilhando e carregando os caminhões que vão do campo até a indústria, onde os manipuladores também realizam com alta eficiência e segurança o descarregamento – até a organização do pátio e alimentação dos fardos no triturador.

Profissionalizar as operações é justamente o que a Usina Ferrari buscou ao adquirir dois manipuladores telescópicos 541-70 – que começaram a ser utilizados em abril deste ano. A Usina Ferrari, localizada em Porto Ferreira (SP), atua na produção de açúcar, etanol e biomassa para cogeração de energia, e tem uma produção de 3 milhões de toneladas de cana por ano.

Para Edimilson Gomes Leal, gerente de manutenção da empresa, é importante investir em máquinas mais eficientes para cada tipo de operação. “O mercado costuma improvisar, utilizando outros equipamentos que não são próprios para a manipulação de materiais, o que pode gerar mais custos com consumo de combustível”, afirma Leal.

Segundo o gerente da Usina Ferrari, os manipuladores serão utilizados em diversas etapas.  “As máquinas serão operadas na movimentação de fardos de palha de cana-de-açúcar. No campo, vão trabalhar no recolhimento e carregamento dos fardos, no empilhamento do material e abastecimento dos rodotrens, que realizam o transporte até os depósitos”, explica.

image002

22ª Agrishow

A JCB levará dois modelos de manipuladores telescópicos agrícolas para a 22ª Agrishow, que acontece entre 27 de abril e 1º de maio em Ribeirão Preto (SP):

Manipulador Telescópico Agrícola 531 70

  • Capacidade máxima de levantamento: 3.100 kg
  • Altura máxima de elevação: 7 m
  • Alcance máximo à frente: 3,7 m com uma carga de 1.250 kg
  • Capacidade de carga na altura máxima: 2.400 kg
  • Raio de giro externo sobre os pneus: 3,7 m
  • Motor JCB, 114 HP, Tier III, turbo com intercooler.

Manipulador Telescópico Agrícola 541 70

  • Capacidade máxima de levantamento: 4.100 kg
  • Altura máxima de elevação: 7 m
  • Alcance máximo à frente: 3,7 m com uma carga de 1.500 kg
  • Capacidade de carga na altura máxima: 2.500 kg
  • Raio de giro externo sobre os pneus: 3,7 m
  • Motor JCB, 114 HP, Tier III, turbo com intercooler.

Além do manipulador telescópico, a empresa apresentará em seu estande máquinas como as Retroescavadeiras 1CX, 3C e 4CX, Pás Carregadeiras  422ZX, 426ZX e Carregadeira Compacta SSL 155.

Sobre a JCB

Líder em vendas de máquinas retroescavadeiras e manipuladores telescópicos no Brasil e no mundo, a JCB é a terceira maior fabricante global de equipamentos para construção civil.  Empresa de origem britânica com mais de 65 anos de atuação, dos quais há 18 no País, possui 22 fábricas em quatro continentes que produzem mais de 300 modelos de máquinas diferentes. A unidade fabril no Brasil fica no município de Sorocaba (SP), a qual atende a toda a América Latina, e onde são produzidas retroescavadeiras modelos 3C e 4CX, escavadeiras hidráulicas de esteiras JS 200LC e JS 160LC,  manipuladores telescópicos “Loadall” 540-170 e 535-125, rolo compactador VM115 e pás carregadeiras 3CL, 422ZX e 426ZX.

Check Also

New Holland é reconhecida com dois prêmios da Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos

A Sociedade Americana de Engenheiros Agrícolas e Biológicos (ASABE, na sigla em inglês) selecionou os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.