Home / Noticias / Massey Ferguson premia finalistas do 13º Prêmio de Jornalismo

Massey Ferguson premia finalistas do 13º Prêmio de Jornalismo

Vencedores foram revelados durante evento realizado
na fábrica da Massey Ferguson, em Canoas (RS), em atividade paralela à Expointer 2014
O 13º Prêmio de Jornalismo – concurso cultural realizado pela Massey Ferguson, líder na venda de tratores há mais de 50 anos no Brasil – anunciou nesta quarta-feira (03/09), os vencedores desta edição. A classificação foi anunciada em um almoço, oferecido a convidados na sede da fábrica Massey Ferguson, em Canoas (RS), em paralelo à programação da Expointer – considerada a maior feira de agronegócio da América Latina.

A vencedora da categoria América do Sul, Paloma Díaz Abásolo (Chile), ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro (RJ), com acompanhante. A categoria Estudante revelou Paulo Palma Beraldo (SP) que levou para casa R$ 5 mil. Conquistaram o primeiro lugar, recebendo R$ 10 mil cada um: Edimar Soares (CE), em Fotografia; Mauro Zanatta (DF), em Jornal; Carol Macário (SC), em Multimídia; Ariosto Mesquita (MS), em Revista; e Cesar Dassie (SP), em TV. Em todas as categorias, o segundo colocado ganhou um tablet e o terceiro, uma câmera fotográfica.

Para escolha dos finalistas, distribuídos em sete categorias, os jurados priorizaram aspectos como relevância e inovação dos temas para o setor, além da originalidade, didática e amplitude da abordagem dada, sem deixar de considerar a apresentação e a forma de edição/ilustração dos dados.

Neste ano, o Prêmio de Jornalismo teve um crescimento de 61% em relação às inscrições da edição 2013. São Paulo (31%), Rio Grande do Sul (18%) e Paraná (11%) foram os Estados com maior participação. As categorias mais concorridas foram Revista (21%), Jornal (20%) e TV (18%), com expressiva colocação de Multimídia (13%).

A categoria América do Sul, citada no discurso de Alfredo Jobke, diretor de marketing AGCO América do Sul, ampliou a abrangência da antecessora Mercosul, e representou 11% do total de trabalhos recebidos nesta edição. Ao total, foram seis países, sendo: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.

Também participou do evento o vice-presidente sênior e gerente geral da AGCO para a América do Sul, André Carioba, que enfatizou dados de mercado agrícola.

A comissão julgadora atribuiu também a Homenagem Especial do Júri – Destaque AGCO de Jornalismo Rural Brasileiro à jornalista Patrícia Meira, setorista do jornal Correio do Povo, pela contribuição para o desenvolvimento, promoção e valorização do jornalismo rural brasileiro.

“Vocês transformam informações técnicas e específicas do meio rural em notícias inteligíveis ao público, retratando um segmento que representa 21% do PIB brasileiro e gerador de um de cada três empregos no País. A nossa missão é reconhecer o trabalho árduo de vocês”, disse o diretor comercial da Massey Ferguson, Carlito Eckert, aos jornalistas presentes.

Conheça os vencedores do 13º Prêmio de Jornalismo:

Categoria Lugar Autor Título Veículo Município/Província UF/País
América do Sul Paloma Díaz Abásolo Disminuir el uso de pesticidas: las tareas pendientes Revista del Campo Santiago de Chile Chile
Horacio Esteban Trufas: oportunidad exquisita Super Campo Buenos Aires Argentina
Gerardo Gallo Candolo Sudamerica apuesta a la biotecnologia La Tercera Buenos Aires Argentina
Estudante Paulo Palma Beraldo Uso consciente da água é tendência na agricultura irrigada Universidade Estadual Paulista Bauru SP
Paola Rebelo O futuro sem alimento UniRitter Porto Alegre Porto Alegre RS
Gabriela Fritsch Na Feira dos Agricultores Ecologistas até flor se come e faz bem à saúde UniRitter Porto Alegre Alvorada RS
Fotografia Edimar Soares Gotas de Esperança Jornal O Povo Fortaleza CE
Sergio Ranalli Repolhos congelados Folha de Londrina Londrina PR
Rodrigo Lima Exótico, cedro australiano ’dribla’ praga e ganha espaço Valor Econômico Belo Horizonte MG
Jornal Mauro Zanatta A nova fronteira do agronegócio O Estado de S.Paulo Brasília DF
Joana Colussi Rastro de mudança Jornal Zero Hora Porto Alegre RS
Osvaldo Júnior Indústria de celulose redesenha agronegócio do Estado Jornal Correio do Estado Campo Grande MS
Multimídia Carol Macário Santa Catarina: paraíso da maçã Diário Catarinense Florianópolis SC
Esdras Marchezan Resistência em Palmares Portal No Ar Mossoró RN
Aliny Mary Dias Projeto sustentável transforma renda e une famílias de pequenos produtores Campo Grande News Campo Grande MS
Revista Ariosto Mesquita Oásis no areião Revista DBO Campo Grande MS
Liana John Os trópicos são um modelo National Geographic Brasil Campinas SP
Denise Saueressig A integração revoluciona a agricultura A Granja Porto Alegre RS
TV Cesar Dassie Sementes da Paixão Programa Globo Rural – TV Globo São Paulo SP
Wagner Indaia Carro de boi Canal Rural Goiânia GO
Nubia Tawil Laranja, técnica da enxertia TV Bahia Salvador BA

 


Check Also

A importância do Brasil na produção de soja

Brasil deve colher um recorde de 153,8 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.