Home / Feiras / Rural Show apresenta linhas de crédito para agricultores

Rural Show apresenta linhas de crédito para agricultores

Seja para o custeio da produção ou investimentos em bens duráveis, o crédito rural fortalece o setor agrícola, estimulando a diversificação da produção e permitindo o aumento da produtividade, a melhoria do padrão de vida das populações rurais e a adequada utilização dos recursos naturais.

Durante o Rural Show 2014, que iniciou dia 17 em Nova Petrópolis e vai até o dia 20 de julho, os técnicos da Emater – RS / Ascar apresentarão as principais linhas de crédito para agricultura familiar aos visitantes. O objetivo dos profissionais da entidade passar informações sobre cada uma delas, esclarecendo para qual público se destinam e quais as regras de enquadramento.

Entre os programas apresentados está o Mais Alimentos, linha de crédito direcionada para a produção de alimentos pela agricultura familiar e que necessita que o agricultor tenha a Declaração de Enquadramento no Pronaf (DAP).

No caso de investimentos em máquinas, equipamentos e utilitários, é necessário estar cadastrados no site do MDA e ter os códigos do MDA e do Finame para poderem ser financiados. A taxa de juros são de 1% e 2%, dependendo do valor da operação, e o prazo de pagamento é de até 10 anos, podendo chegar a 15 anos, no caso de investimentos em armazenagem.

Há também o crédito para Agroindústria, que é independente do acesso à outras linhas, com limite de até R$ 150 mil por beneficiário, e o Seguro Agrícola (Proagro e Proagro Mais) que assegura, além da operação de crédito, a renda. “No Plano Safra 2014/2015, o seguro passará a garantir até 80% da renda bruta, limitado a R$ 20 mil. Essa é uma reivindicação antiga dos agricultores, principalmente os que trabalham com hortifrutigranjeiros, porque o valor do seguro era muito baixo e quando o produtor acionava o Proagro ficava desamparado, pois o valor pagava a operação e sobrava muito pouco”, explica o técnico em agropecuária da Emater – RS / ASCAR, Ruben Hansen.

O Rural Show é organizado pela Cooperativa Piá, em parceria com Emater / RS – ASCAR e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.

Check Also

Comunicado Oficial Agrishow

Segue na integra o comunicado da equipe organizadora da Agrishow, sobre o cancelamento da feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.